sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

AS ORIGENS DA BICICLETA DE MONTANHA



FOTOGRAFIA 78. Laufmaschine (máquina de correr). Criada por Drais, é considerada o arqueotipo das bicicletas. [REF 20]

     As origens da bicicleta remontam ao início do século XIX (1918-1919), altura em que o Barão Karl von Drais criou a primeira máquina guiável, de duas rodas, movida por tração humana (FOTOGRAFIA 78).  Desde então que a bicicleta sofreu evoluções significativas [REF 18]. Rapidamente a bicicleta passa a ser utilizada para desporto e, ainda em meados desse mesmo século, são organizadas as primeiras competições em estrada .
    A utilização da bicicleta fora de estrada, para transpor rochas, levadas de água, rampas, caminhos de pedra, estradões de terra batida e outros locais não pavimentados, é mais recente. Esta vertente do ciclismo surgiu em meados do século XX (década de 70). Inicialmente praticado por uma minoria, rapidamente ganhou adeptos, tendo, as primeiras competições, tido lugar nos Estados Unidos da América no início da década de 80. O primeiro campeonato Mundial a ser reconhecido pela União Ciclista Internacional - UCI - teve lugar apenas em 1990. No ano seguinte decorreu a primeira Taça do Mundo de BTT.


OS PRIMEIROS PASSOS


     A informação disponível sobre os primórdios das bicicletas de montanha é muita, mas definir o momento exato, em que a bicicleta passou a ser utilizada como forma de atravessar troços não pavimentados é difícil. Os primeiros relatos de bicicletas serem utilizadas fora da estrada remonta a 1896 quando um regimento de soldados de Buffalo, nos Estados Unidos da América, transpôs terreno acidentado desde Missoula, no Montana, até a Yellowstone e voltou [REF 19]. A sua missão era determinar a eficácia das bicicletas como meio de transporte militar.
     Existem igualmente relatos de um grupo de jovens franceses que, na periferia de Paris, em meados do século passado (1951), desenvolveram um desporto muito semelhante ao BTT atual. Estes jovens do Velo Cross Club Parisien (VCCP) alteraram as suas bicicletas 650-B com algum grau de sofisticação para transporem terreno difícil. Também John Finley Scott, talvez o primeiro entusiasta do BTT nos EUA, criou em 1953 aquilo a que ele chamou de "Woodsie Bike", talvez a primeira bicicleta inteiramente dedicada a uso fora de estrada. Em 1966 D. Gwynn, membro do clube Chemeketan, construiu uma bicicleta para terreno montanhoso e chamou-a de "mountain bike", provavelmente, o momento em que este designação foi utilizada pela primeira vez.


O PONTO DE VIRAGEM


     Os acontecimentos descritos trataram-se de eventos isolados e sem a repercussão necessária para transformar as bicicletas de montanha no fenómeno que elas são atualmente. Há ainda que referir a Roughstuff Fellowship, do Reino Unido, criada em 1955 por ciclistas que circulavam fora da estrada e o inglês Geoff Apps, que em 1968 começou a  criar designs para bicicletas que deveriam ser utilizadas fora da estrada [REF 19].
     O momento de viragem para as bicicletas de montanha ocorreu na década de 70, do século XX, quando uma série de eventos contínuos e relacionados entre si, por oposição aos eventos isolados citados, desencadeou o fenómeno mundial que é hoje a bicicleta de montanha. Foi no distrito de Marin, no estado da Califórnia, que de modo quase inocente que, sem ter em vista o lucro, um grupo ciclistas verdadeiramente entusiastas tentou descobrir algo de novo nas duas rodas. Descobriram por tentativa e erro, através da diversão e da competição que as bicicletas podiam ser alteradas e melhoradas para uso em montanha.
     Este grupo de ciclistas e os seus amigos utilizavam as suas bicicletas adaptadas, com pneus largos, chamados balão, para subirem e descerem o monte Tamalpais, durante as pausas das provas de estrada. No entanto, as suas bicicletas tradicionais não resistiam ao tratamento que lhes era aplicado e partiam-se frequentemente. A solução para esta fragilidade estrutural surgiu de velhinhas bicicletas do pré-guerra, com quadros Schwinn, denominadas klunkers. Estas bicicletas velhas, despidas de todo o peso acessório, de quadro robusto, com uma única velocidade e com travão atrás, provaram ser eficazes na montanha. Alan Bonds, terá sido o primeiro especialista em modificar os quadros Schwinn X excelsior e adaptar-lhes travões de tambor e a acrescentar desviadores e mais desmultiplicações.
     A dada altura, uma prova de ciclocross juntou fortuitamente os ciclista de Marin e um outro grupo de aficionados do clube de Morrow Dirt (Cupertino, California). Encabeçados por Russ Mahon, este grupo utilizava klunkers em tudo semelhantes às dos ciclistas de Marin menos nalgumas extraordinárias adaptações: travão à frente, manípulos de velocidade operados pelo polegar (thumbshifters) e mais desmultiplicações. Este grupo desapareceu sem dar continuidade às suas adaptações, mas deixaram a ideia para que Alan Bonds, Gary Fisher, Charlie Kelly e outros as utilizassem nas suas bicicletas. Estas adaptações foram testadas em outubro de 1976 na primeira prova cronometrada do distrito - Repack (assim chamada pois no fim da descida de duas milhas os ciclistas tinham que reabastecer (repack) de massa lubrificante os seus eixos que, com o calor da rotação, havia evaporado).

FIGURA 4. Poster publicitário do evento Repack, no distrito de Marin. [REF 20]

     Com a crescente dificuldade em arranjar os velhinhos quadros Schwinn, Charlie Kelly e Gary Fisher tiveram que se voltar para construtores de quadros. Inicialmente Kelly encomendou um quadro a Joe Breeze e, mais tarde, foi Fisher a recorrer ao colega, também corredor, Tom Ritchey. Foi então que em 1978 Joe Breeze apresenta o primeiro quadro de bicicleta, numa liga de crômio-molibênio, totalmente adaptado para uso em terreno montanhoso. Mais tarde, e apesar de Joe Breeze ter sido o primeiro a construir um quadro de montanha, perdeu a primazia de construção para Tom Ritchey que provou ser um construtor mais prolífico.
     Com o aumento do interesse em torno dos quadros totalmente vocacionados para a montanha  começam a surgiu novos construtores um pouco por todo o distrito. É então que Charlie Cunningham constroi o primeiro quadro em alumínio, mais leve que todos os restante modelos no mercado, este novo material, também aplicado nos aros das rodas, prova ser vantajoso.
     Agora com quadros totalmente vocacionados para a montanha, Joe Breeze, Gary Fisher, Charlie Kelly e Wende Cragg decidiram testar realmente o potencial das suas bicicletas de montanha e participaram num evento em Crested Butte, no Colorado. Então, em conjunto com alguns aficionados, os ciclistas de Marin subiram a montanha e atravessaram o Pearl Pass e ligaram duas partes do país. Crested Butte tornou-se um local de importância nacional para os aficionados das bicicletas de montanha e os ciclistas de Marin despertaram o interesse da imprensa. Com a divulgação nacional do BTT e consequente aumento da sua importância os pioneiros do distrito de Marin tiveram que se fazer transição de aficionados  a empresários. Então, um dia em 1979, sem qualquer garantia ou fundo de maneio, Charlie Kelly e Gary Fisher com um stock reduzido de quadros de montanha de Tom Ritchey, criaram a Kelly-Fisher Mountain Bike. Nascia assim a primeira empresa de bicicletas de montanha. Com quadros de montanha Tom Ritchey, o tal que conseguia fornecer mais quadros mais rapidamente que todos os outros, com investimento de John Finley Scott (lembram-se?! 1953 e a "woodsie bike"), a dupla Kelly-Fisher começa a vender a nível nacional as suas bicicletas.
     O aumento do interesse nas bicicletas de montanha e a ingenuidade de mercado dos três, levou a uma crescente entropia (Fisher deu-se mal a imprimir autocolantes Ritchey/Mountain Bike, que pretendia mostrar duas empresas independentes: Ritchey e Mountain Bike) e consequentemente à separação do negócio. Kelly desistiu do negócio, enquanto Fisher e Ritchey se separaram e cada um passou a construir as suas próprias bicicletas. Fisher preferiu recorrer à produção em série em empresas asiáticas, enquanto Ritchey se manteve na produção manual das suas bicicletas e componentes.
     Daqui em diante, e durante a década de 80, Ritchey, Fisher, e Mike Sinyard, e a sua Specialized, dominam o comércio de bicicletas de montanha nos Estados Unidos da América e dão-lhe o merecido destaque mundial.


O DEALBAR DE UM DESPORTO MUNDIAL


     No início da década de 80 as bicicletas de montanha ganham projeção e algumas marcas - Specialized e Alpina - começam a produzir em série estes modelos [REF 21]. A vertente de montanha expande-se e ganha adeptos por todo o mundo. As marcas apercebem-se do fenómeno e começam a dar maior destaque ao desenvolvimento e produção deste tipo de bicicletas. O despertar do BTT como desporto mundial acontece já na última década do século XX. Surgem as bicicletas com suspensão frontal, ou até mesmo de suspensão total, as marcas passam a investir fortemente na construção de quadros em carbono e os modelos com rodas de 29 polegadas começaram a ganhar destaque. O primeiro campeonato mundial é disputado em 1990 [REF 22]. A primeira taça do Mundo é organizada no ano seguinte. Em 1996 as bicicletas de montanha ganham ainda maior destaque ao tornarem-se uma disciplina olímpica.
     Atualmente, as empresas e as lojas de ciclismo dedicam tantos ou mais recursos nos modelos de montanha como nos de  estrada. Parques inteiramente dedicados à pratica do todo-terreno em bicicleta surgem como forma de negócio, para compensar a falta de neve em muitas estâncias de esqui. O desporto cresce, desenvolve-se e atraí cada vez mais adeptos.
     A criação da bicicleta de montanha de montanha não pode ser atribuída a um só indivíduo. Deve-se sim, a um conjunto de pessoas perseverantes que, no local e na data exata, com as suas ideias e inovações foram capazes de dar vida ao sonho. O que começou por carolice de uma minoria acabou por se tornar um fenómeno global.


Cumprimentos,
Equipa Mem Gundar BTT

[REF 18] http://www.talkcycling.co.uk/guides/cycling_history.html
[REF 19] http://www.mtnbikehalloffame.com
[REF 20] Klunkerz, 2006, Billy Savage
[REF 21] http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_mountain_bike_and_mountain_biking
[REF 22] http://www.uci.ch/templates/UCI/UCI1/layout.asp?MenuId=MTUxMzA&LangId=1

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