- |
FOTOGRAFIA 68. Estação de comboios de Amarante. [08-03-2011] |
FOTOGRAFIA 69. Estação de Gatão. [08-03-2011] |
Foi em 1905 que se iniciou a construção da Linha do Tâmega. A 20 de março de 1909 o primeiro comboio chegou a Amarante (FOTOGRAFIA 68) para que, logo no dia seguinte, fosse inaugurado este troço ferroviário. Em 23 de Outubro de 1921 chegou a primeira composição dos Caminhos-de-Ferro a Gatão (FOTOGRAFIA 69). Cinco anos depois, foi vez da freguesia da Chapa (FOTOGRAFIA 70) receber o comboio e já só mais tarde, em 1932, chega a Celorico de Basto. A 15 de Janeiro de 1949, Arco de Baúlhe inaugura a sua estação e passa a integrar a rede ferroviária nacional.
Com o aumento e melhoria das vias de comunicação a Linha doi Tâmega foi perdendo importância até que me 1990, desculpando-se com a reduzido numero de utilizadores, é encerrado o troço entre Amarante e Arco de Baúlhe.
Em 2009, ano em que se celebrava o centenário da chegada dos comboios a Amarante, a Linha do Tâmega é encerrada para obras de reabilitação. É então que se procede ao aproveitamento do troço que liga estação de Amarante à freguesia da Chapa, para a contrução de um trajeto ciclável (FOTOGRAFIA 71), a Ecopista da Linha do Tâmega.
Inaugurada em 2010, a Ecopista (FOTOGRAFIA 72) deu uma "segunda vida" à Linha do Tâmega. A perda, ainda que parcial, de património histórico (as estações mantêm-se, em melhor ou pior estado de conservação) e de uma via de acesso à cidade, apesar de lamentáveis, representam um fim digno para uma linha que tantos serviu. A população possui agora um percurso desde o coração da cidade ao longo do traçado do rio Tâmega.
Atualmente, com 9,3km, a ecopista é uma via ciclável com início pouco depois da estação de Amarante e fim na freguesia de Chapa. Construída em betuminoso de tons claros e com 3,50m de largo está rodeado por uma densa vegetação arbórea (que se pretende aumentar). Possui bancos, caixotes do lixo e iluminação pública, bem como marcos quilométricos e paineis informativos sobre localização e direção [REF 14]. Trata-se, segundo o seu regulamento de circulação, via de comunicação para o lazer, desporto, actividades recreativas, culturais, de protecção e conhecimento do meio ambiente, a sua utilização concretiza-se na prática de passeios pedonais, cicloturísticos, em cadeiras de rodas, em patins e similares [REF 15].
FOTOGRAFIA 72. Antiga ponte ferroviária. [08-03-2011] |
Um dia mais tarde, quando forem concluídos, os troços de Celorico de Basto e de Arco de Baúlhe aumentarão ainda mais a extensão da ecopista e representarão um fim digno para a sua precessora - a Linha ferroviária do Tâmega.
Cumprimentos
Equipa Mem Gundar BTT
[REF 14] www.ciclovia.com.pt/ciclovias/1norte/3porto/tamega/tamarante.html
Sem comentários:
Enviar um comentário