quinta-feira, 28 de julho de 2011

ROTA DOS TÚMULOS


FOTOGRAFIA 20. Rio Ovelha. [11-07-2011]

       Com a chegada do bom tempo e de temperaturas  superiores alguns elementos da equipa Mem Gundar BTT decidiram experimentar um percurso alternativo, pedalando em direcção do Marco de Canaveses cumprindo um trajecto por nés designado de Rota dos Túmulos. O nome da rota deriva do ponto mais significativo de todo o percurso uma passagem por um vértice geodésico na localidade de Salvador, em Amarante, junto do qual estão implantados um conjunto de túmulos.
     A volta domingueira iniciou-se com bom tempo, como sempre na EN101 junto à Casa Silva. Deste ponto em diante foi seguir a EN15 em direcção a Amarante, para, em Padronelo, tomarmos o sentido da rua Entre-águas, em direcção a Jazente. Esta parte do percurso foi toda em estradas de alcatrão, em bom estado de consevação e por isso foi sempre a rolar até à localidade de Folhada, em Marco de Canaveses. 
FOTOGRAFIA 21. Ponte sobre rio Ovelha. [11-07-2011]
       A certo ponto abandonamos o alcatrão e entramos num estradão em terra batida que descia até junto ao rio Ovelha (FOTOGRAFIA 20). Neste local a travessia do rio foi feita por uma ponte algo estreita em cimento, em que apenas alguns se atreveram a fazer em cima da bicicleta (FOTOGRAFIA 21).
      Depois da ponte surgia um single-track por entre giestas, urtigas e silvas, que desembocou em mais um estradão de terra batida que nos levou até à freguesia de Salvador do Monte, em Amarante. Tratou-se de uma encosta muito dificil de transpor com inclinações muito duras.
     Chegados a Salvador do Monte, à estrada do Divino Salvador tomamos a direcção ao campo de futebol, para entrarmos num caminho por entre o pinhal que nos levou ao local pretendido (FOTOGRAFIA 22).
FOTOGRAFIA 22. Vértice geodésico S. Salvador. [11-07-2011]
      Neste ponto, junto ao vértice geiodésico de S. Salvador encontra-se uma Necrópole de incineração, em covas abertas no saibro. Tratam-se de seis sepulturas inteiras, destinadas a adultos, datadas dos séculos II/IV d.C (FOTOGRAFIA 23/24). Aquando dos estudos efectuados no local, em meados do século passado, retiraram-se nove vasos, inteiros ou passíveis de serem reconstruídos: uma taça, duas bilhas, três jarros, um pote um cântaro e um prato [REF 9].
      Terminada a paragem para rehidratar, restou descer até ao Tâmega (FOTOGRAFIA 25/26).

FOTOGRAFIA 24. Sepultura singular. [11-07-2011]




FOTOGRAFIA 23. Par de sepulturas. [11-07-2011]














     O trajecto desde o vértice geodésico até ao rio, por entre ruas e vielas estreitas e pedregulhosas, terá sido provavelmente a sequência mais divertida de toda a rota. Esta parte da rota levou-nos ao Parque Florestal e daqui até casa pela EN 15.
FOTOGRAFIA 26. Rio Tâmega. [11-07-2011]
FOTOGRAFIA 25. Paisagem sobre o rio. [11-07-2011]
       Um percurso divertido e interessante que nos permitiu conhecer mais um pouco do Concelho de Amarante.
 
GRÁFICO 2. Perfil de altimetria da rota de 11 de Julho.

Cumprimentos, 
Equipa Mem Gundar BTT
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[REF 9] http://www.amarante.pt/freguesias/salvadordomonte/



Sem comentários:

Enviar um comentário