quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

BIKE - SPECIALIZED HARDROCK SPORT 2009


FOTOGRAFIA 54. Specialized Hardrock personalizada [02-08-2011]
     A marca Specialized à muito que criou o modelo Hardrock. As raizes desta bicicleta datam de 1987, quando o primeiro modelo foi lançado no mercado. Com um quadro em Cro-Mo, transmissão Suntour e sem suspensão dianteira, o modelo Hardrock era muito distinto dos atuais. A bicicleta apresentada foi montada apartir do modelo sport de 2009 (FOTOGAFIA 54). Esta data marcou o redesenhar do quadro, o então pesado, de linhas direitas e de aspeto rude, deu lugar a um mais leve, mais esguio e com um sloping característico.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
 

FOTOGRAFIA 55. Sloping do quadro. [02-08-2011]

     A bicicleta foi escolhida, em deterimento de outras melhor equipadas, exclusivamente devido ao quadro (FOTOGAFIA 55). O apelo do tubo horizontal curvo e da cor branca pesaram na hora de escolher a bicicleta. Do equipamento que vinha com a bicicleta só restam os periféricos: espigão, guiador e avanço. Tudo o resto foi trocado. Trocado em função do desempenho, da estética e do custo. Do sonho do seu proprietário nasceu assim uma Specialized Hardrock personalizada, com uma Rock Shox Reba, transmissão Deore e rodas Fulcrum.


QUADRO: Specialized alumínio A1 Premium 2009
SUSPENSÃO: SR Suntour SF8-XCT-V2 80mm
RockshoxReba SL 100mm branca com Poploc 2010 
CAIXA DE DIRECÇÃO: Specialized sem rosca 1-1/8”, esferas
AVANÇO: Specialized forjado 3D, elevação 10º, aperto 25.4mm
GUIADOR: Specialized alumínio, elevação 25mm, largura 640mm, recuo 8º, elevação 8º, ø3.2mm

PUNHOS: Specialized Enduro, composto duplo Kraton, sem flanco, 131mm ESI Grips racers edge pretos 2010
TRAVÕES: V-brake alumínio de acção linear, calço de 1 peça Shimano de disco BR-M486 brancos 2010
DESVIADOR DIANTEIRO: Shimano Altus, braçadeira 34.9mm Shimano Deore FD-M590 "top-swing"
DESVIADOR TRASEIRO: SRAM X-4, caixa média Shimano Deore  RD-M592 SGS "Shadow" de 9 velocidades 2011
MANÍPULOS MUDANÇAS: SRAM X-4, 8-velocidades trigger
Shimano Deore SL-M590 de 9 velocidades 2011
CASSETE: SRAM PG-820, 8-velocidades, 11-32d Deore CS-HG50 de 9 velocidades
CORRENTE: KMC X8 com elo de engate rápido KMC X9 com elo de engate rápido
PEDALEIRO: SR SunTour, eixo Octalink
Shimano Deore FC-M590 9v
PEDAIS: Base em metal, corpo em material compósito, 9/16”
RODAS: Specizlied V-brake com cubos Specialized (F) e Shimano (T) Fulcrum Red Metal 5 2010
PNEU DIANTEIRO: Specialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos arame Maxxis Larsen tt 2.00
PNEU TRASEIRO: Specialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos arame Maxxis Larsen tt 2.00
CÂMARAS-DE-AR: Specialized válvula schraeder Specialized líquido auto-selante válvula presta
SELIM: Specialized XC, Body Geometry, largura 143mm Selle Italia C2 gel flow preto 2011
ESPIGÃO DO SELIM: Specialized alumínio 30.9mm
APERTO DO ESPIGÃO: Specialized alumínio de aperto-rápido KCNC vermelho 2010
GRADE DE BIDÃO:
Specialized Rib Cage pro 2009
TAMPA DE DIREÇÃO: KCNC vermelha 2010
CABOS DE TRANSMISSÃO: Bengal vermelhos 2011
DISCOS: Bengal 160mm vermelhos 2011
ROLDANAS: KCNC vermelhas 2011
PARAFUSOS PEDALEIRO: KCNC vermelhos 2011
CHAVETAS RODAS: Token TK230 vermelhas
OUTROS: Token TK-690 Gear Cable Adjustors

COMPORTAMENTO

FOTOGRAFIA 56. Transmissão Deore [02-08-2011]
     Com uma apetência vocacionada para o XC, trata-se de uma bicicleta confortável e agradável de conduzir.  Ágil e vivaz, oferece grande controlo e boa aceleração e tração nas súbidas. Apresenta um excelente comportamento em singletracks, com a Reba a oferecer o conforto essencial. O design do quadro é certamente o ponto de destaque. Os tubos de liga de aluminio A1 são manipulados para oferecer um baixo peso e a máxima resistência. O tubos de topo e diagonal curvos são estéticamente agradáveis e estão configurados para aumentar a resistência e a rigidez lateral enquanto acrescentam conforto na absorção das vibrações. A troca da suspensão de 80mm para uma de 100mm, além de acrescentar conforto, permitiu aumentar um pouco a distância ao chão do eixo pedaleiro e assim evitar que os pedais batam com maior frequência em trilhos mais agressívos.
     O tamanho e altura do guiador (sobre-elevado) tornam-na uma bicicleta confortável, assim como o selim, e mais fácil de controlar. Os pneus, já bastante conhecidos, oferecem a indispensável tração e espera-se a durabilidade necessária. Os travões apresentam um comportamente muito bom, permitindo parar em curtas distância, mas sendo igualmente progressívos o suficiente para controlar a gosto as travagens. A transmissão é eficiente e não compromete o desempenho (FOTOGAFIA 56).


FOTOGRAFIA 57 a/b. Peso atual: 12,24kg [02-08-2011]

     Atualmente com 12,24kg (FOTOGAFIA 57 a/b) a bicicleta oferece margem para emagrecer mais, ainda que o objetivo não seja esse. Com mais de 5000 km, e evidentes marcas de uso, a bicicleta continua a proporcionar momentos de puro entrenimento e adrenalina (FOTOGAFIA 58).

FOTOGRAFIA 58. Nos trilhos. [13-01-2012]

Cumprimentos,
Equipa Mem Gundar BTT

3 comentários:

  1. Olá D. Radicchi,

    Obrigado pelo comentário. Quando o comprei achei-o o modelo Hardrock um dos mais bonitos da marca. Entretanto, a Specialized eliminou a curvatura do tubo horizontal e o quadro perdeu, para mim, a sua graça. Já passei grandes momentos com este bicicleta e claro está, as alterações foram feitas à medida que o material se desgastava.
    Em nome da Equipa Mem Gundar agradeço a sua visita e recomendo que nos visite regularmente.
    Cumprimentos,
    Miguel

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  2. grande bike esta bonita , eu tenho uma mas o quadro esta a ficar pequeno e a bicicleta esta bem equipada com magura x0 etc ... e gosto desse quadro ou do specialized hardrock disc 2011 a vermelha e branca , sabe onde posso arranjar um 19 ou 18 e meio ?aguardo resposta e bons rides

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  3. Olá Tiago,

    Poderá encontrar o modelo atual desta bike numa qualquer agente/loja Specialized. Contudo, informo que atualmente o quadro já não apresenta o slopping que me fascinou.

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