quarta-feira, 11 de abril de 2012

SERRA DA ABOBOREIRA - UM BASTIÃO DA NATUREZA

Já aqui foram abordados alguns aspetos da serra da Aboboreira, mas nunca é demais descrever um trajeto por esta serra. A volta que se segue teve esta elevação como pano de fundo. A ascenção fez-se maioritariamente pela EN 101 em direção ao alto de quintela (ponto de passagem de muitas Voltas a Portugal). Nesta parte do percurso a velocidade de circulação foi mais baixa, tendo inclusivamente, o elemento mais novo da equipa rebentado um pneu, estando parado. Sim, parado!

FOTOGRAFIA 80. Localidade de Guarda na Aboboreira. [19-02-2012]

A estrada inclinava cada vez e provocou as primeiras baixas, dois elementos viram-se forçados a regressar pela EN 101 a baixo. O grupo então, entendeu por bem virar em direção á localidade de Guarda (FOTOGRAFIA 80). As inclinações da estrada neste momento eram assombrosas e só com recurso à desmultiplicações mais baixas é que se completou a subida. Ao longo da subida iam se contemplando a paisagem da serra (FOTOGRAFIA 81).

FOTOGRAFIA 81 Localidade de Guarda com a serra do Marão como pano de fundo. [19-02-2012]

Chegados ao topo da localidade (FOTOGRAFIA 81), já as inclinações assassinas tinham ficado para trás, seguimos na direção de Carvalho-de-Rei. Esta secção do percurso foi a mais fácil de fazer. Depois de subir durante mais de 10 km, este planalto foi o alívio à muito ansiado. Curiosamente, em Carvalho-de-Rei, decorria uma festa, com venda de enchidos, queijos, diversos produtos artesanais e até mesmo gado! Não havia tempo para paragens, pelo que rapidamente se cruzou a localidade para se entrar na secção que nos fez subir toda a encosta da serra. Uma descida vertiginosa em terra batida, pelo meio dos tojos e do giestal, cortada pela chuvas e desgastada pelo gelo. A adrenalina subiu em flecha e, com mais ou menos facilidade, pousando ou não o pézinho no chão, todos chegaram ao fim com o ritmo cardíaco acelerado (FOTOGRAFIA 82).

FOTOGRAFIA 82. Filipe, Belmiro e Valter em grande estilo. [19-02-2012]

A descida trouxe os atletas de volta à EN101, pelo que restava regressar pelo alcatrão até Vila Seca, para daqui se seguir pelo meio de monte, por um single-track com cerca de 3km (FOTOGRAFIA 83), até à lugar da Ovelhinha.

FOTOGRAFIA 83. Entrada para o single-track. [19-02-2012]
     Mesmo à entrada deste single-track, mais um furo, mas desta vez por culpa de um prego ferrugento, que atravessou o pneu de lés-a-lés (FOTOGRAFIA 84)! Nada que esmorecesse a confiança do grupo ao entrar no single-track. Rápido até chegar à parte final em que uma descida em zigue-zague apertado trás ao de cima a capacidade de cada atleta.

FOTOGRAFIA 84. Culpado! [19-02-2012]
     Chegados à Ovelhinha, com a Aboboreira no fundo, deu-se por terminada mais uma voltinha domingueira do grupo.